Superordem:Ostariophysi
Ordem: Characiformes
Família: Characidae
Subfamília: Tetragonopterinae
Nome científico: Astyanax bimaculatus (Linnaeus, 1785)
Nome popular: Lambari-do-rabo-amarelo
Obs.:Essa espécie é encontrada em uma grande variedade de ambientes, como riachos, rios, lagos e brejos. Têm como hábito alimentar frutos, folhas, sementes, flores, que caem das árvores que compõem a mata ciliar, assim como formigas, ingeridas por indivíduos adultos. São peixes de pequeno porte, atingindo cerca de 12cm de comprimento.
Foto: Tiago GrippMota.
Superordem:Ostariophysi
Ordem: Characiformes
Família: Characidae
Subfamília: Tetragonopterinae
Nome científico: Astyanax taeniatus (Jenyns, 1842)
Nome Popular: Lambari, Piaba
Obs.:Encontrada em grande parte dos rios da América do Sul. Segundo Vieira (1994), é uma espécie de pequeno porte, atingindo 8 cm de comprimento quando adulto. Alimenta-se preferencialmente de microcrustáceos(ostracodas, cladóceros e copépodes), ingerindo também, insetos terrestres e algas filamentosas, possivelmente associadas ao principal item alimentar.
Superordem:Ostariophysi
Ordem: Characiformes
Família: Characidae
Subfamília: Acestrorhynchinae
Nome científico: Oligosarcus solitariusMenezes, 1987
Nome popular: Lambari-bocarra
Obs.:Peixe endêmico da bacia do Rio Doce, apresenta ontogenia tróficaalimentando-se de camarão preferencialmente quando jovens. Já os adultos apresentam como principal item alimentar, peixes. Espécie de porte médio podendo atingir 20cm. Em lagos com espécies piscívorasexóticas (tucunaré e piranha), foram totalmente extintos, devido a predação e a competição.
terça-feira, 13 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário